Início > Blog

Com quantos dias pode tirar o filhote de cachorro da mãe?

30/06/2022 - por Agência LevelX

Ter um cachorrinho em casa é maravilhoso! Como é bom poder cuidar de nosso pet desde quando ele era bem pequenininho e ir acompanhando cada fase da vidinha dele, ver aquele filhotinho que vai crescendo todo arteiro até chegar à fase adulta, fazendo parte de todos os momentos de nossas vidas. Mas, por mais maravilhoso que seja termos esses filhotinhos ao nosso lado, é preciso ter cuidado e só retirar o cãozinho da mãe quando realmente for a hora, para não causar danos à saúde física e emocional, tanto do filhote como da mãe.

Agora, você deve estar se perguntando quando é o melhor momento para poder levar o filhotinho para casa e começar a cuidar dele. Seja por estar ganhando o filhotinho de alguém conhecido, ou seja, por estar realizando a adoção responsável em algum criadouro ou ONG, os filhotes só devem ser separados da sua mãe e consequentemente de seus irmãozinhos no mínimo após 60 dias de vida, pois a separação precoce traumatiza o filhote pelo medo do desamparo. Mesmo que antes desse tempo o filhote já tenha desmamado e já seja capaz de se alimentar, espere completar os 60 dias após o parto, pois a retirada dos cãezinhos da mãe antes do tempo pode trazer consequências imediatas e também a longo prazo, como afetar o temperamento do cãozinho o tornando por exemplo medroso, ansioso ou agressivo. Os filhotes retirados do convívio da ninhada e da mãe antes do tempo certo, quando estão em contato com outros cães não sabem como interagir com esses seres que são da mesma espécie sem dominar.

Passar esses dois primeiros meses de vida com a mãe é importante para o filhote devido aos cuidados parentais que são de extrema importância para o cãozinho nos primeiros dias. A mamãe cadela ajudará a manter aquecido o corpinho do filhotinho na fase em que o organismo dele ainda não é capaz de se aquecer sozinho, o alimentará, e ainda tem um importante papel ao lamber os filhotes, pois essas lambidas servem para estimular o sistema urinário e digestivo dos filhotes a funcionar de maneira autônoma e dessa forma ajudar os cãezinhos a fazerem xixi e cocô sozinhos. É durante o contato nesse período com a mãe e o restante da ninhada que os filhotes aprendem como ser cães, é a fase em que eles aprendem a se comunicar e a lidar com outros cachorros. Brincando entre si, a ninhada aprende a por exemplo calcular a intensidade da mordida e quando é a hora de parar a brincadeira. Além do mais, a mãe dos filhotinhos os ensina a ter independência e impõe limites a aqueles filhotinhos muito arteiros. Se você já observou uma ninhada, já deve ter percebido que chega a um ponto que a cadela não permite mais aos filhotes mamarem, ela os impede quando entende que eles já estão grandes e fortes o suficiente para procurarem alimentos sólidos, como a ração.

E, mesmo retirando os filhotes de sua mamãe após os 60 dias de vida, é preciso ter cuidado nessa separação, para evitar traumatizar a mãe e os filhotes. Uma boa forma de fazer essa retirada do filhote de sua mãe e da ninhada para onde será seu novo lar, é se possível acostumar o cachorrinho com um cheiro de sua nova casa, você pode utilizar um paninho ou uma peça de roupa do novo tutor do pet. Você deve começar a amparar seu novo pet mesmo antes de levá-lo para casa. Respeitando esse tempo que o filhotinho precisa antes de ser separado da mãe e do restante da ninhada, e também tendo cuidado para não traumatizar nem a mãe e nem o cãozinho, será só cuidar do seu pet com muito amor e sentir toda a alegria que eles trazem para o lar.

Hospipet, a melhor maneira de cuidar do seu Pet

Plantão 24 horas

Consultas agendadas e retornos
Seg - Sex: 9:00 - 17:00 horas
Sábados: 9:00 - 12:00 horas

Avenida Harry Prochet 1300 São Jorge - Londrina/PR

Telefone: (43) 3304-0727

E-mail: contato@hospipet.com.br