Início > Blog

Medicina Integrativa O que é e qual a sua importância para os Pets

04/10/2021 - por Agência LevelX

A medicina integrativa se trata de uma tendência que cuida de todo o corpo como um sistema integrado, buscando compreender não apenas os sintomas do adoecimento, ela busca identificar e combater as causas profundas das doenças. Essa nova forma de cuidar integra diversos tipos de tratamentos, vai desde a medicina tradicional chinesa, terapias holísticas, energias, dentre outras ferramentas poderosas, sempre com a intenção de resolver problemas que a medicina convencional muitas vezes não consegue identificar.

Essa nova forma de cuidar não está restrita aos seres humanos, já temos também a medicina veterinária integrativa. Veterinários já constataram que os hábitos nada saudáveis como a falta de exercícios, intoxicação por medicamentos e a desnutrição por alimentos inadequados oferecidos, têm atingido também os pets, esses maus hábitos já vêm sendo apontados como causa para diversas doenças metabólicas e autoimunes diagnosticadas nos cachorros e gatos. Como dissemos a medicina veterinária integrativa cuida do animal como um todo, essa abordagem leva em consideração não apenas os fatores físicos, mas também os fatores psicológicos e comportamentais, pois ela foca nas causas que podem trazer o adoecimento, e por isso o tratamento vai desde a prevenção de parasitas como pulgas e carrapatos, problemas respiratórios, dificuldade de locomoção, até o tratamento de alergias e doenças mais graves, como o câncer, por exemplo.

Com a medicina veterinária integrativa é possível dar mais qualidade de vida ao animal, pois assim é possível prevenir e tratar diversas doenças por meio da alimentação e também por meio de diversas terapias naturais, como: homeopatia, florais de bach, aromaterapia, acupuntura, ozonioterapia, alimentação saudável, nutracêuticos, hidroterapia e terapias com células tronco. Para os tratamentos são utilizados produtos vindos da natureza em formas de homeopatias, fitoterápicos, óleos essenciais e complementos alimentares. O pet é analisado como um todo, pois as necessidades vão além de medicamentos alopáticos.

Assim como nós seres humanos, cada animal possui suas particularidades, por isso não há um protocolo pré-determinado para cada tipo de doença, o tratamento a ser seguido será prescrito especificamente para cada pet de acordo com as informações levantadas a respeito da vida de seu fiel companheiro.

Outra preocupação da medicina integrativa é a adequação do ambiente onde o pet vive, para os animais que não se locomovem é importante haver camas macias, para os pets com problemas de articulações ou na coluna é preciso um piso nivelado a fim de prevenir quedas e torções, e para os animais paraplégicos é importante o uso de cadeira de rodas.

Como vimos, a medicina veterinária integrativa, ou medicina alternativa como também é conhecida, procura evitar o adoecimento, mas para aqueles que já se encontram adoecidos, ela veio para aliviar o sofrimento e proporcionar dignidade para todos, oferecendo alternativas viáveis e complementares a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pelos tratamentos convencionais, permitindo que os pets possam ser vistos de forma holística.

Hospipet, a melhor maneira de cuidar do seu Pet

Plantão 24 horas

Consultas agendadas e retornos
Seg - Sex: 9:00 - 17:00 horas
Sábados: 9:00 - 12:00 horas

Avenida Harry Prochet 1300 São Jorge - Londrina/PR

Telefone: (43) 3304-0727

E-mail: contato@hospipet.com.br