A importância do Vermífugo para cães e gatos
15/12/2021 - por Agência LevelX
É maravilhoso termos nossos pets bem pertinho de nós, saudáveis e brincalhões como são. Ver aquele olhar enternecedor de carinho que eles transmitem sempre aos seus donos, como que agradecendo por todo cuidado que temos como eles, e em troca eles nos enchem de amor através de seu desejo de estar perto de nós, de querer brincar o tempo todo, de deitar em nossos pés só para mostrarem que estão ali, de suas lambidas, latidos, miados e mordidinhas brincalhonas.
Mas, para que eles estejam bem e assim sempre dispostos, precisamos cuidar direitinho dos nossos peludinhos. Cuidar vai além de proporcionar comida e água, eles precisam de um lar, de banhos e cuidados para evitar doenças oportunistas, necessitam estar com a vacinação e exames em dia, precisam de muito amor e carinho de seus donos e também necessitam de vermifugação.
A vermifugação de nossos bichinhos costuma ser complicada pois eles geralmente rejeitam os medicamentos, mas ainda assim não deixe de fazer, converse com seu veterinário e veja a melhor forma de proceder, pois a qualidade de vida deles é afetada a partir disso. Como o nome já sugere, vermifugar seu cachorro ou gato vai ajudar a protegê-lo de doenças causadas por vermes, e não apenas quando ele for filhote, mas por toda a vida do seu pet. Todos os cães e gatos estão sujeitos a entrar em contato com algum tipo de verminose, pois eles estão presentes nos mais variados ambientes, desde a água ingerida pelo pet, até o local onde ele se deita.
Os vermes (conhecidos como helmintos) que atingem os cachorros e os gatos, tratam-se de parasitas que se instalam na corrente sanguínea dos pets e se alimentam do sangue e também dos nutrientes do seu hospedeiro.
Essas verminoses podem prejudicar gradativamente a saúde do seu animal, por isso a ação de vermifugar deve ser preventiva, visto que esses vermes podem se reproduzir no organismo do pet. Veja com o seu veterinário qual a orientação para essa vermifugação, que costuma ser de uma a duas vezes por ano. Ao cuidar de seu companheirinho, você também evita a proliferação de doenças para outros animais e humanos que convivem com ele.
Fique atento no seu cachorro a sinais como apatia, vômitos, diarreia, irritação na pele, barriga inchada, pelos sem brilho, fraqueza, fezes com coloração ou consistência fora do normal, tosse, perda de apetite e de peso, coceira no bumbum, dor abdominal, atraso no crescimento dos filhotes ou presença de vermes nas fezes. Já no seu gatinho fique a atento a presença de ovos do parasita na caixa de areia, mudanças no apetite, vômitos, fezes com coloração escura, diminuição do peso, abdômen inchado, gengivas esbranquiçadas, comportamento sonolento e sem energia, diarreia e pelagem seca e quebradiça. Se notar algum desses sinais, leve seu pet ao veterinário o quanto antes.
É importante que a vermifugação seja de acordo com a indicação do veterinário, pois está diretamente ligada ao peso, a idade e a rotina do seu animalzinho.