Cachorro surdo Como identificar a surdez em cães e como proceder nesses casos
03/08/2021 - por Agência LevelX
Assim como ocorre com os seres humanos, também existe a surdez no mundo animal. Quem tem pet pode já ter essa experiência em casa. Se você tem um cachorro surdo sabe bem que isso não o faz diferente dos demais, pois ele te amará da mesma forma, é tão inteligente quanto qualquer outro e será capaz de aprender as regras de convivência que sempre criamos em nossas casas, você só precisará de um pouco de paciência até que ele assimile e vocês dois consigam se adaptar e se comunicarem entre si. A surdez do pet não fará dele um animal totalmente dependente, lógico que ele terá algumas limitações, mas se você o ajudar quando necessário ele terá uma vida normal.
Você pode estar se perguntando, mas o cachorro nasce surdo ou pode ocorrer ao longo de sua vida? Ambas as possibilidades são possíveis. E, existem várias causas para que o pet possa vir a perder sua audição ao longo da vida, sendo uma das mais conhecida a otite, mas também pode ocorrer devido a infecções crônicas causadas por fungos e bactérias e infecções virais, como a cinomose.
E, como identificar se o cachorro surdo?
Fique atento a sinais como ‘desobediência’ a chamados apenas pelo som da voz, indiferença a sons diversos, latidos altos em excesso sem motivo aparente, inquietação com coceira frequente nas orelhas principalmente com mal cheiro e sensibilidade ao toque o que pode fazê-lo até chorar o que demonstra que ele está sentindo dor, sono excessivo pois cachorros tendem a acordar com facilidade, agitação frequente de cabeça, comportamento assustado ou agressivo quando o cachorro é tocado pelo dono.
Se desconfiar, você pode fazer testes em casa com o seu pet, sem que ele veja faça barulhos com objetos e note qual será a reação do seu cão. Se perceber que os barulhos realizados não chamaram a atenção dele, pode ser que ele não esteja ouvindo. Na dúvida, não espere. Se notar algum dos sinais mencionados anteriormente, procure um veterinário de sua confiança para descobrir se seu cachorro é surdo.
Se for constada a surdez de seu fiel companheiro, caberá ao médico veterinário identificar o tipo de surdez e saber se ela pode ou não ser revertida. Caso não haja reversão, de acordo com o diagnóstico que for realizado deverá ser realizado o tratamento com medicamento e também outras abordagens sugeridas pelo veterinário, a fim de averiguar se há outras doenças que possam estar fazendo com que o animal sinta dor.
Se seu pet foi diagnosticado com surdez, não se esqueça que isso não o faz menos inteligente e muito menos um ser dependente, tenha paciência e vocês logo adaptarão entre vocês uma nova forma de comunicação. Aqui vai algumas dicas para lidar com seu cachorro, afinal de contas o amor entre ambos não vai deixar de existir. Seja sempre gentil e aprenda a se comunicar com seu cão através de gestos e toques, pratique e treine com ele exercícios de aprendizado entre vocês, para incentivá-lo ao aprendizado utilize recompensas como petiscos, carinhos e brinquedos, permita que seu cão se aproxime de outras pessoas farejando a mão delas, faça seu cachorro saber que você está sempre por perto, que o ama e o aceita. E, para a segurança dele, mantenha-o com coleira e placa de identificação com o nome do seu pet, o seu nome e o seu telefone, e também identifique com a palavra ‘SURDO’. Assim, se mesmo com os cuidados acontecer de seu cachorro se perder, será mais fácil de alguém encontrá-lo e devolvê-lo a ti.