Início > Blog

Como cuidar do seu pet durante a pandemia Coronavirus

05/08/2020 - por Agência LevelX

A Covid-19 ou Coronavírus como está mais conhecida, causadora da pandemia que estamos vivendo, não pode ser contraída pelos pets. Os animais podem sim vir a ter o Coronavírus, mas é bem diferente da Covid-19. Cada espécie contrai um tipo próprio, o vírus que pode vir a acometê-los seria como um “primo” geneticamente distante que nada tem a ver com a Covid-19, portanto, os animais não podem transmiti-lo ao ser humano e nem vice-versa.

Mas, e se alguém da casa contrai a Covid-19, será que há necessidade de algum cuidado especial com cães e gatos?

Independente de haver ou não animais de estimação em casa, a orientação é a mesma, a pessoa infectada pelo novo Coronavírus deve se manter isolada para não transmitir a doença. Com os estudos que existem até o momento, está comprovado que cães e gatos não são hospedeiros da Covid-19, porém, podem se tornar carregadores involuntários e mecânicos do vírus, e por isso, a pessoa infectada deve se manter afastada dos pets, se possível.

Se há outros moradores na casa, é aconselhável que alguém que não esteja infectado cuide dos pets, agora, se não há outra pessoa que possa assumir essa responsabilidade, alguns cuidados são importantes. Lavar as mãos antes e depois de tocar nos animais, na alimentação, ou suprimentos, também usar luvas ao realizar a limpeza de suas fezes e urinas e não se esquecer de lavar as mãos depois, também lavar as mãos e usar máscara na hora de arrumar a alimentação e água para os pets, evitar beijar, não permitir lambidas e evitar também os passeios. Tudo isso, porque o vírus pode se alojar no pelo, nas patas ou na coleira. E, uma vez alojado no seu pet, a transmissão pode se dar tanto pelo toque de alguém no local, como o seu pet pode encostar-se a algum lugar depositando ali o vírus.

Se for inevitável e acabar saindo com o seu pet na rua, deve-se realizar o banho do animal antes de entrar em casa. E, mesmo com o banho continuar tomando todos os cuidados.

Sabemos que os cachorros, quanto mais ativos, mais necessitam dos passeios e podem acabar ficando estressados por não poderem sair. Então, necessário se faz evitar o tédio do animal, enriqueça o ambiente com brinquedos e petiscos. E, se você estiver bem, exagere nos carinhos com o seu cão ou gato, deixe-o feliz. Mas, sem beijos, sem lambidas, sem esfregar o rosto. E, não se esqueça de lavar as mãos e braços com bastante água e sabão depois, se possível, tome um banho.

Hospipet, a melhor maneira de cuidar do seu Pet

Plantão 24 horas

Consultas agendadas e retornos
Seg - Sex: 9:00 - 17:00 horas
Sábados: 9:00 - 12:00 horas

Avenida Harry Prochet 1300 São Jorge - Londrina/PR

Telefone: (43) 3304-0727

E-mail: contato@hospipet.com.br