Como funciona a troca de dentes nos gatos: quando ocorre e o que observar
24/04/2022 - por Agência LevelX
Como funciona a troca de dentes nos gatos: quando ocorre e o que observar
Você aí, que assim como eu ama pets, sabia que os bichanos trocam de dentes? Muitas pessoas ficam surpresas com essa informação, sabia!
Quando filhotes, os gatos possuem dentes sensíveis e bem pequenos, mas depois há a troca desses dentes e eles ganham os dentes permanentes.
Os gatos nascem sem dentes, mas a partir da terceira semana de vida há o crescimento dos dentes de leite que são no total de 26 dentinhos.
O tempo de troca dos dentinhos dos felinos pode variar um pouco de um animal para outro, mas em média se inicia essa troca no terceiro mês de vida e se completa esse ciclo quando o pet chega a cinco meses. Vão caindo os dentinhos dos filhotes e nascendo outros dentes, quando completa sua arcada dentária, o felino estará com 30 dentes permanentes.
É preciso estar atento quando seu gatinho chegar nessa fase de trocar os dentinhos, pois pode acontecer de o dente permanente começar a aparecer sem que o dente de filhote naquele local tenha caído, se isso ocorrer com seu felino é preciso leva-lo ao veterinário, caso contrário ele pode ficar com os dois dentes no local e ter problemas futuros.
Se esse fato não for observado e tratado por um veterinário, seu gato ficará com uma dupla dentição, o que fará com que a posição do dente permanente fique errada prejudicando a mastigação dele. E, estando com a mordida torta a dentição do bichinho desgastará mais, e é importante observar que onde houver dentes duplos haverá grandes possibilidades de ficarem alimentos acumulados. Com esse acúmulo de alimentos o felino estará sujeito a maiores chances de desenvolvimento de tártaro, gengivite e outras doenças periodontais.
Você pode acompanhar se seu gato ainda tem dentes de leite observando a boquinha dele, isso porque geralmente eles tendem a engolir o dentinho que cai.
Essa troca de dentes pode causar desconforto e mal-estar aos gatos, nessa fase eles podem apresentar alguns sintomas, como: mau hálito, gengivite, salivação intensa, perda de apetite, irritabilidade e mau humor, dor e alterações no comportamento. Uma forma de ajudar seu felino é oferecendo a ele brinquedos atóxicos de plástico ou borrachas próprios para os gatinhos, porque para tentar aliviar esse sintoma seu gato tenderá a morder objetos comuns em casa, mas que podem acabar trazendo algum risco a saúde dele. Outro cuidado importante, é oferecer a ração úmida nesse momento, ajudando-o a conseguir se alimentar.
Como falamos anteriormente, o período de troca dos dentinhos de leite pelos dentes permanentes pode variar um pouco, mas geralmente se encerra até o gatinho completar sete meses. Fique atento, e caso perceba que seu gato já passou dessa idade e ainda possui dentes de leite, leve-o ao veterinário para realizar a extração.