Como saber se o cachorro está com febre
27/03/2022 - por Agencia LevelX
Como saber se o cachorro está com febre: sintomas e cuidados importantes
Com certeza você já ouviu falar que os pets também têm febre. Mas, você sabe quais são os sintomas que seu cachorro apresenta? Ou quais cuidados deve ter para cuidar dele e quando é a hora de procurar um veterinário? Fique atento, pois assim como nós seres humanos, os cães também sentem aquele mal-estar geral, cansaço e calafrios quando a febre os acomete. Além do mais, a febre se não cuidada a tempo coloca em risco a vida de seu pet.
Primeiro é importante saber que a temperatura corporal média dos cachorros é diferente da nossa. Se precisamos ficar atentos quando nossa temperatura chega aos 37ºC, isso para nossas fofuras de quatro patas é normal.
A temperatura dos cães varia de 37,5ºC a 39,3ºC. Sempre que a temperatura de seu amiguinho elevar acima desse valor referencial já é um estado febril. Fique bem atento e cuide imediatamente para baixar a temperatura, pois caso ela chegue a 41ºC a vida de seu pet estará em risco, pois a essa temperatura a febre já começa a afetar o funcionamento dos órgãos de seu cachorro.
Sintomas de febre nos cães
- Apatia
- Cansaço
- Sonolência
- Falta de apetite
- Vômitos
- Diarreia
- Tosse
- Espirros
- Secreção
- Tremores
- Olhos avermelhos
- Ingestão excessiva de água
É importante saber que quando estão com febre os cães podem ficar com o focinho e as orelhas quentes também, mas nem sempre isso significa que os cachorros estão com febre, portanto é importante observar esses dois sintomas junto com os demais.
Se observou um ou mais desses sintomas em seu pet você pode tentar inicialmente algumas alternativas para baixar a febre dele em casa mesmo.
Cuidados em casa para baixar a febre de seu cachorro
Se seu amiguinho estiver tremendo, você pode colocá-lo em sua caminha e cobri-lo, mas cuidado para não o aquecer demais. Ofereça bastante água a ele, é importante mantê-lo hidratado. Cuide para que o ambiente esteja arejado para seu cãozinho. Você pode passar uma toalha molhada em água gelada na região do focinho e nas patinhas. Pode também deixar uma toalha molhada no focinho por um tempo como uma compressa.
O que pode levar seu pet a ter febre
Assim como em nós, a febre nos pets também é um sinal de alerta de que algo não vai bem.
A febre nos cães pode indicar desde uma doença mais tranquila de ser trada, até algo mais sério, por isso nunca subestime esse sintoma. Pois pode indicar uma gripe, otite, infecções urinárias, infecção auricular, intoxicação, problemas dentários, cinomose, parvovirose canina, doença do carrapato, leishmaniose visceral canina, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, coronavirose, entre outras.
Como medir a temperatura corporal dos cães
Mesmo observando os sintomas que falamos anteriormente, a única maneira de se ter certeza se o cão realmente está com febre é medindo a temperatura corporal com um termômetro.
É possível medir a temperatura do cão com um termômetro normal, mas saiba que o processo causa incômodo e desconforto para o seu bichinho, e requer muita prática para não o machucar, pois o procedimento é medir a temperatura via retal, ou seja, é necessário introduzir o termômetro no reto do animal para que a ponta possa encostar na mucosa do intestino. Por isso, nossa orientação é sempre procurar um veterinário. Saiba que o termômetro veterinário é diferente, ele possui uma haste flexível que diminui o desconforto e o risco de lesões.
Termômetros especiais
Você sabia que existem também termômetro especiais para seu pet?
Um deles é o termômetro veterinário sem contato infravermelho, que não é invasivo, pois a temperatura é medida à distância através do sensor infravermelho.
Outro é o termômetro auricular veterinário, que utiliza um sensor infravermelho para medir o calor que irradia do corpo do cão e já vem pré-calibrado a fim de garantir máxima precisão.
Quando procurar um veterinário
Jamais medique seu pet em casa sem a orientação de um veterinário. Popularmente se fala que não há problema em dar uma aspirina ou paracetamol, por exemplo, para baixar a febre deles, nunca faça isso, as medicações criadas para os seres humanos podem ser tóxicas para os pets.
Sempre que suspeitar que seu cachorro está com febre, leve-o ao seu veterinário de confiança o quanto antes. Os cuidados em casa devem ser apenas um primeiro passo para diminuir o mal-estar geral dessas fofurinhas até se organizar e marcar a consulta. Lembre-se que febre sempre é sinal de alerta de que algo mais grave pode estar acontecendo.