Exames preventivos em cães e gatos: por que devo fazer?
16/12/2020 - por Agência LevelX
A melhor forma que o ser humano tem de se prevenir contra doenças inesperadas é estar atento aos exames de rotina. Com os pets não é diferente, é importante que seu cachorro ou gato realize não apenas consultas regulares ao veterinário, como também é importante realizar exames preventivos.
Sabemos que o envelhecimento que ocorre gradualmente aumenta as chances do aparecimento de doenças, até mesmo porque muitas delas são características da idade, e uma grande parcela dos animais podem vir a apresentar algumas no decorrer da vida. Mas, fique atento, o acompanhamento da saúde do seu animal de estimação não deve ocorrer apenas na velhice. Pelo contrário, os cuidados com o cães e gatos deve iniciar desde filhotes, afinal em qualquer idade podem surgir problemas de saúde.
Nos animais também podem surgir doenças silenciosas, e seja qual for a doença, o quanto antes for descoberta e iniciado o tratamento, maiores são as chances de cura e manutenção da qualidade de vida. Por isso, não deixe de realizar periodicamente exames como hemograma, ecocardiograma, radiografias, ultrassom, dentre outros. Outro motivo que torna importante iniciar o quanto antes a rotina de exames preventivos, é descobrir se seu pet possui alguma anormalidade congênita, genética ou doenças infecciosas, que podem se manifestar no início da vida.
Fazendo um check-up regular, você ficará bem mais tranquilo em relação à saúde do seu amigo de quatro patas, pois ele passará por exames laboratoriais (avaliação das funções dos rins e fígado, hemograma e urina), avaliação física (se a pele está saudável, presença de pulgas e carrapatos, auscultação pulmonar e também cardíaca, pressão arterial, ouvidos e saúde bucal) e também por uma anamnese (onde será levantado o histórico do pet, hábitos alimentares e sinais comportamentais que auxiliarão no reconhecimento, caso haja, algum problema com a saúde dele). Também serão analisadas as vacinas do seu cão ou gato, porque muitas vacinas precisam ser tomadas mais de uma vez, já que não são de dose única. E também será colocada em dia a vermifugação, caso não esteja. Após todo esse procedimento, o veterinário de sua confiança poderá atestar se seu pet está saudável.
Veja algumas doenças que podem passar despercebidas, mas que poderiam ter sido descobertas e tratadas antes de complicações maiores: artrites e artroses, cistite, tumores, doenças cardiovasculares, hipotireoidismo (cães), hipertireoidismo (gatos), doenças renais, entre outras.
Faça exames preventivos e evitará o sofrimento do seu pet e o seu também, pois sofremos quando eles não estão bem.
Aqui no Hospipet temos tudo o que seu amigo peludo precisa, de consultas a exames e plantão 24h, a profissionais competentes que são felizes com o que fazem e que amam pets!