Gravidez psicológica em cachorra: sintomas e tratamentos
08/09/2020 - por Agência LevelX
Quem nos acompanha pelas redes sociais já percebeu que as vezes nos deparamos com cachorras passando pela gravidez psicológica. Por conta disso, resolvemos escrever este artigo e tirar as dúvidas sobre o assunto. É importante dizer que esse é um problema comum em cadelas não castradas e pode acarretar algumas consequências sérias.
Quais os sintomas da gravidez psicológica?
Alguns sintomas bastante comuns são a produção de leite, o aumento do volume abdominal, o instinto de proteção em relação a objetos como bichinhos de pelúcia, a organização de uma espécie de ninho e a mudança de comportamento. Essa gravidez traz os sintomas clínicos de uma gestação, mas sem a fêmea estar realmente grávida.
A gravidez psicológica traz sofrimento à cachorra, porque ela pode ter complicações sérias como inflamações e infecções no útero, além de tumores no sistema reprodutor, inchaço e dores. Isso acontece porque os hormônios progesterona e prolactina permanecem elevados, levando o organismo da cadela a fazer essa “confusão”.
Qual o tratamento?
Ao suspeitar que a sua cachorrinha esteja com gravidez psicológica, procure um médico veterinário imediatamente. As alterações hormonais que ocorrem nesse período podem levar a doenças graves nas mamas e no útero.
O tratamento se inicia com medicamentos para regular essa alteração hormonal e reduzir a produção de leite. Realizar compressas nas mamas também ajuda muito a aliviar a dor e o desconforto que ela sente. Por isso, é importante que os tutores sejam muito compreensivos com relação aos sintomas.
E de fato, a castração é a maneira mais efetiva de tratar e prevenir a gravidez psicológica.Além disso, evita diversas doenças, diminuindo a chance de o pet desenvolver certos tipos de câncer ligados a esses hormônios - como o câncer de mama e de útero -, e também de crias indesejadas.
É importante ficar de olho, porque dependendo do caso, a cachorrinha pode apenas apresentar algumas mudanças de comportamento não tão específicas, o que pode fazer com que o problema algumas vezes passe desapercebido.
Então vale reforçar a lembrança dos seguintes sinais:
- isolamento;
- Comportamento irritadiço ou mesmo agressivo;
- Mamas inchadas e avermelhadas;
- Produção de leite;
- Aumento abdominal;
- Ganho de peso;
- Falta de apetite,
- Comportamento maternal com objetos inanimados.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender sobre a gravidez psicológica. Se tiver dúvida, entre em contato com a gente clicando aqui.
Em breve, voltaremos com mais conteúdo. Fique sempre de olho no blog!
Até mais
Equipe Hospipet