Início > Blog

Hipotireoidismo em cães: sintomas, diagnóstico e tratamento

31/10/2022 - por

Hipotireoidismo em cães: sintomas, diagnóstico e tratamento

Você sabia que nossos pets também podem vir a ter hipotireoidismo? Por isso, é muito importante sabermos o que é e como essa condição se apresenta em nossos bichinhos, e também a quais sintomas precisamos ficar atentos.

Se seu cão começar a apresentar mudanças de comportamento como não querer brincar como de costume, começar a ficar mais apático e a engordar sem um motivo aparente, fique atento e agende uma ida ao veterinário, esses são alguns dos sinais de hipotireoidismo em cães. Os gatos também podem vir a ter hipotireoidismo, mas nos felinos essa doença é muito rara.

A tireoide é uma pequena glândula no formato de gravata-borboleta localizada no pescoço, ela é responsável pela produção dos hormônios necessários ao desenvolvimento saudável. O hipotireoidismo se trata de uma disfunção da tireoide. A doença aparece quando a glândula da tireoide deixa de produzir a quantidade certa de hormônios (substâncias químicas produzidas pelo próprio corpo), o que acaba desencadeando vários efeitos no organismo do animal.

Sintomas

O hipotireoidismo animal pode ser difícil de ser notado, uma vez que os sintomas podem variar de acordo com a raça ou a predisposição genética, e há ainda a questão de que esses mesmos sintomas também ocorrem em outras patologias. Então, fique atento aos sintomas e procure um veterinário caso seu pet os apresente:

  • Ganho de peso
  • Fraqueza generalizada
  • Feridas
  • Pelagem ressecada
  • Alopecia (perda de pelagem do corpo)
  • Letargia (desanimado na maior parte do tempo)
  • Sonolência (dormindo bem mais do que de costume)
  • Bradicardia (diminuição da frequência cardíaca)
  • Intolerância ao exercício (se cansa muito rápido ou não consegue fazer exercícios rotineiros)
  • Intolerância ao frio (constantemente procurando fontes de calor)

 

Diagnóstico

Primeiro, o veterinário irá examinar clinicamente seu cão e por isso ele precisará saber quais são os sintomas que seu pet apresenta. O diagnóstico desta doença é complexo, pois vários fatores podem reduzir os níveis de hormônios da tireoide, como por exemplo medicamentos que podem similar o hipotireoidismo. Se o profissional suspeitar que possa se tratar de hipotireoidismo, serão necessários exames de sangue para confirmar.

Em exames de rotina pode-se observar anemia discreta, altos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.  Já no exame de ultrassonografia pode-se observar uma diminuição significativa da tireoide, que pode variar de acordo com a raça e o tamanho do cão.

Tratamento

Uma vez que que seu amiguinho tenha sido diagnosticado com hipotireoidismo, o veterinário irá indicar o tratamento adequado, que se dá através da reposição desses hormônios via medicação oral. Para que seu pet fique bem, siga as orientações do profissional, respeitando a dosagem e o horário que seu cão precisa tomar os remédios.

É necessário seguir a dieta que o veterinário passar para seu pet, pois seguir o tratamento vai muito além de tomar a medicação. Também é importante ressaltar que seu cão precisará continuar realizando visitas regulares ao veterinário, que continuará acompanhando através de exames clínicos e laboratoriais como está a evolução do quadro de seu mais fiel escudeiro, assim o profissional verá se seu pet poderá permanecer com a mesma dosagem da medicação ou se será necessária alguma alteração. Vale ressaltar que o tratamento será contínuo e durante toda a vida do animal.

Essa doença atinge principalmente os cães adultos e não costuma ser grave, mas requer tratamento adequado para garantir bem-estar e qualidade de vida ao seu animalzinho. Qualquer raça pode desenvolver a doença, no entanto, os cães puros costumam ser mais afetados por terem uma predisposição genética. Algumas raças com maior predisposição a essa doença, são: Labrador, Golden Retriever, Beagle, Dobermann, Cocker Spaniel, Schnauzer miniatura, Teckel, Setterlrlandes, Boxer, Pinscher e Dogue-Alemão.

Também pode contribuir para o surgimento do hipotireoidismo em cães, o histórico de câncer e de doenças autoimunes.

Fique tranquilo, se seu amiguinho for diagnosticado com o hipotireoidismo, siga corretamente as instruções do veterinário para garantir ao seu cão qualidade de vida e assim seu amigo lhe agradecerá estando sempre ao seu lado, demonstrando seu amor e aproveitando todos os momentos de brincadeira e muita animação.

Aqui no Hospipet contamos com excelentes profissionais que te ajudarão a manter seu pet sempre saudável.

  

 

Hospipet, a melhor maneira de cuidar do seu Pet

Plantão 24 horas

Consultas agendadas e retornos
Seg - Sex: 9:00 - 17:00 horas
Sábados: 9:00 - 12:00 horas

Avenida Harry Prochet 1300 São Jorge - Londrina/PR

Telefone: (43) 3304-0727

E-mail: contato@hospipet.com.br