Luxação patelar: saiba os sinais clínicos e como tratar
02/01/2021 - por Dr. Thiago Guerreiro
A luxação patelar é uma das afecções ortopédicas mais comuns que acometem os joelhos dos cães de raças pequenas, sendo a de origem congênita a mais frequente.
Essa afecção é diagnosticada na fase de crescimento do pet (até um ano de idade). Sendo então de fundamental importância que seja identificada e tratada de forma precoce.
O diagnóstico é baseado na palpação do joelho afetado pelo médico veterinário ortopedista do Hospipet, porém o exame complementar radiográfico é muito útil para avaliar o grau de deformidade do membro.
As raças mais acometidas são:
- Chihuahua
- Pinscher
- Spitz
- Pequinês
- Poodle
- Lhasa Apso
Este problema ortopédico, além de causar dor e desconforto ao pet, atrapalha a locomoção e, se não for tratada de maneira correta, pode causar deformidades na conformação da pata.
Principais sintomas da luxação patelar
- Claudicação intermitente (manca de vez em quando)
- Ao caminhar, estica uma das patas de trás de maneira repetitiva por curtos períodos;
- Aparenta estar com incomodo nas patas, de maneira intermitente.
- Casos mais severos o pet se locomove com a parte posterior abaixada, aparentando estar com dor de coluna.
O tratamento é dependente do grau da luxação, e frequentemente a correção cirúrgica é indicada para que o pet não apresente problemas futuros como artrite e artrose.
Ao notar qualquer sinal de desconforto locomotor em seu pet agende uma consulta especializada com o veterinário ortopedista do Hospipet.
Até a próxima