Meu pet comeu algo estranho. O que devo fazer?
30/12/2022 - por
Meu pet comeu algo estranho. O que devo fazer?
Como é bom vermos nossos pets contentes, brincando e com muita energia, não é mesmo! Mas, precisamos ficar atentos, pois faz parte da diversão de muitos desses nossos amiguinhos comer tudo o que vê pela frente, especialmente os filhotes.
Quem é que nunca teve que repreender seu pet por comer algo estranho, como chinelos, meias, brinquedos e roupas. Mas, a lista de objetos que os veterinários denominam como corpo estranho e que eles se deparam no dia a dia no organismo dos animais vai muito além. São chupetas, linhas, agulhas, alfinetes, cabelos, bolinhas de borracha, correntes, moeda, papel, pedaços de madeira, controle remoto, lápis, tampa de garrafa, lâmpadas e por aí vai, a lista não acaba aqui, quem tem um animalzinho em casa sabe bem quais outros itens entrariam nessa listagem.
Quando seu pet te faz ficar o dia inteiro chamando a atenção dele porque você nunca encontra o chinelo onde deixou, e quando acha se dá conta de que seu calçado está todo mordido, dos males o menor. Porém, esse costume que principalmente os cães tem de sair comendo tudo o que vê pela frente pode trazer sérios danos à saúde do seu amigo. Os gatos, mesmo que em proporção bem menor também comem objetos estranhos, por isso é necessário estar atento aos bichanos também.
Se seu pet comer um objeto bem pequeno e dependendo do formato, é bem provável que esse passe facilmente pelo aparelho digestivo e acabe sendo expelido pelas fezes. O problema está nos animais comerem objetos maiores, pontiagudos e até mesmo venenosos. Pois, nestes casos o animal pode sofrer lesões internas que podem custar a vida dele.
Embora, os filhotes sejam os que comem mais objetos que não deveriam, os pets adultos não ficam de fora, por isso esteja bastante atento se seu cão ou gato apresentar os seguintes sintomas:
- Falta de apetite
- Apatia
- Depressão
- Vômitos
- Cólicas
- Distensão abdominal
- Ausência de fezes ou fezes com sangue
- Salivação excessiva
- Diarreia
Caso seu amiguinho apresente esses sintomas de vômitos, diarreia ou salivação excessiva, há forte indício de que ele tenha comido algo tóxico para a saúde dele.
Se você viu o seu pet colocar algo na boca, não espere ele engolir, chame-o e calmamente abra a boca do animal e retire o objeto evitando assim problemas maiores. Mas, só faça isso se seu animal for dócil e não houver risco dele te atacar.
Fique atento e jamais tente retirar fios e linhas da boca do animal em casa - que são aliás muito comuns dos gatos comerem - pois linhas e fios podem se prender desde a boca até as partes intestinais do pet.
Se você até viu seu pet colocar algo na boca, mas não conseguiu impedir que ele engolisse, ou se você não tem certeza se ele comeu algo estranho, mas ele apresenta alguns dos sintomas que relatamos anteriormente, leve-o imediatamente ao médico veterinário. Assim, exames como endoscopia, radiografia e ultrassonografia serão realizados e se realmente for detectado a presença de algum corpo estranho no organismo do animal, o veterinário poderá avaliar se o corpo estranho sairá naturalmente ou se será necessária uma cirurgia para a retirada do objeto. Os exames ainda servirão para avaliar possíveis lesões em decorrência do fato.
Para diminuir os riscos de seu pet comer algo que possa vir a prejudicá-lo, procure não deixar objetos de fácil acesso a ele, sempre que possível mantenha as portas de alguns cômodos fechados, ou opte por colocar os objetos que o animal possa vir a ter interesse em lugares altos, em armários fechados ou em caixas muito bem tampadas. Afinal de contas, queremos ver nossos leais amigos sempre bem.