Mitos e verdades sobre a castração
24/02/2021 - por Agência LevelX
Você já deve ter escutado falar sobre a castração animal, e várias dúvidas devem ter surgido desde então. Quem tem pets, sempre quer o melhor para esses companheirinhos tão fiéis e que tanta alegria nos trazem. Mas, quando se trata da castração de cães e gatos, inúmeras dúvidas surgem, afinal são muitas informações desencontradas sobre esse assunto. Então, vamos te ajudar a entender o que é verdade e o que é mito.
Quem tem um cachorro ou um gato em casa costuma sofrer muito quando vê tantos animais abandonados pelas ruas. Infelizmente, isso ainda ocorre muito. A castração é a melhor forma de controle da população animal, e esse é somente um dos benefícios, pois assim já diminui a quantidade de animais sofrendo o abandono de quem deveria tomar conta deles.
Você já ouviu falar em gravidez psicológica em cães? Isso mesmo, a gravidez psicológica é uma doença que afeta principalmente as cachorras não castradas. O que ocorre é uma desordem hormonal que cria mudanças tanto físicas como comportamentais na sua cachorrinha, que pode chegar ao ponto de produzir leite para amamentar. A forma mais eficaz de se prevenir é a castração, pois assim evita-se que ela entre no cio e sofra com as alterações hormonais que são comuns nesse período. Mas, mesmo sendo mais comum em animais não castrados, a gravidez psicológica também pode se desenvolver se o animal for castrado em um período de até três meses após o início do cio.
É mito que as fêmeas só podem ser castradas após a primeira cria. Na verdade, o ideal é que a castração ocorra antes do primeiro cio, assim diminuindo a chance de desenvolver algumas doenças.
É verdade que a castração ajuda a reduzir as fugas. O cio é um dos principais motivos de cães e gatos viverem escapando, assim a castração ajuda a manter o animal mais calmo. Estudos realizados com gatos apontaram que após a castração as fugas diminuíram em até 94% dos casos.
É mito que a castração seja um ato de maus-tratos, o médico veterinário toma todos os cuidados para a saúde e bem-estar do paciente, e seu pet não sentirá nada, pois estará anestesiado. A cirurgia dura cerca de 30 minutos. Nos machos, consiste na retirada dos testículos, dessa forma reduzindo expressivamente a testosterona. E, nas fêmeas é realizada uma incisão no abdome para a remoção do útero e dos ovários, assim se reduz a produção de estrógeno e progesterona. E, no pós-operatório, cachorros e gatos receberão medicação e curativos adequados. Um curativo especial é feito no local, indica-se o uso de roupa própria e também de um colar elizabetano para evitar que o pet lamba ou arranque os pontos. No segundo dia após a castração, seu bichinho já pode retomar a rotina, mas reduzindo os passeios e evitando grandes esforços. Cerca de três dias após a cirurgia, o animal deve ser avaliado pelo médico veterinário, e depois novamente no quinto ou sétimo dia para a retirada dos pontos, já que a cicatrização ocorre de 7 a 10 dias após o procedimento.
É mito que o pet engorde devido à castração. Como já vimos o animal castrado tende a fugir menos, consequentemente a se movimentar menos também, ficando mais em casa, ou seja, mais sedentário tende a comer mais. Para evitar, fique atento a rotina dele, leve-o para passear diariamente e ofereça alimentação adequada.
É verdade que cães e gatos castrados reduzem o risco de câncer. As fêmeas reduzem o risco de desenvolverem tumores nas mamas, ovários e útero. E, os machos reduzem as chances de câncer de próstata e testículos. Isso ocorre porque a castração diminui a variação hormonal sofrida ao logo de sua vida.
É mito que a castração custe muito caro. Vamos analisar, com seu pet castrado você não terá a preocupação de uma ninhada de tempos em tempos para cuidar, nem precisará se preocupar em encontrar alguém que esteja disposto em cuidar dos filhotes, sem falar na preocupação de ser alguém que não vá abandoná-los, o que é muita crueldade. Como já vimos, o pet castrado tem menores riscos de desenvolverem tumores, cujo tratamentos e cirurgias são caros. Com certeza, o custo da castração é bem menor do que as despesas que teria nesses casos.
E, para finalizar, sabemos que nenhuma cirurgia está livre de riscos. Porém, a castração de pets é um procedimento simples, rápido e rotineiro. O importante é que o animal seja avaliado pelo seu veterinário de confiança, que se faça um check-up completo antes de qualquer procedimento. Só após marque a cirurgia do seu bichinho.