Profilaxia odontológica conheça a importância desse cuidado para cães e gatos
30/11/2022 - por Agência LevelX
Você já ouviu falar em profilaxia odontológica para cães e gatos? A profilaxia dentária se trata de uma limpeza profunda do tártaro acumulado nos dentes e gengivas do pet, o processo busca eliminar as placas bacterianas presentes nos dentes dos cães e dos gatos.
Nós seres humanos realizamos nossa higiene bucal a fim de evitar o surgimento de doenças mais graves. Com os pets, o mesmo deveria ser feito, os dentes do animal podem e devem ser escovados por seus tutores, a fim de evitar o surgimento de doenças devido à falta da higiene bucal. Ainda que em menor proporção do que os seres humanos, mas cães e gatos também sofrem com o acúmulo de tártaro que pode desencadear a doença periodontal.
O principal objetivo da profilaxia odontológica é evitar a evolução do quadro do animal para a doença periodontal. A profilaxia deve ser realizada por um médico veterinário com experiência na área. Na maioria dos casos é recomendado o uso de anestésicos e sedativos, a fim de garantir a segurança do paciente e do profissional durante a realização do procedimento.
A profilaxia dentária é diferente de uma higienização simples, mais um motivo pelo qual deve ser realizada somente por profissionais capacitados e experientes. Como dissemos anteriormente, na maioria dos casos é preciso anestesiar o animal, e havendo o uso de anestesia se faz necessária a realização de exames e avaliação de riscos para o pet e também se faz necessário um exame completo da boca do paciente, com esse exame será possível detectar se há qualquer tipo de anomalia como dentes fraturados, perda de dentes, úlceras ou tumores. Somente após ter esses resultados é que o profissional capacitado decidirá se é seguro realizar o procedimento.
Lembra que dissemos que os tutores não apenas podem, mas também devem escovar os dentes de seus cães e gatos em casa? Diante disso você pode estar se questionando se mesmo fazendo essa higienização bucal de seu bichinho em casa, se ainda assim é preciso realizar a profilaxia odontológica. Sim, é preciso! Em casa, é importante escovar os dentes do animal diariamente, mas você verá que não é uma tarefa simples, então, esse procedimento diário em casa ajudará a reduzir o acúmulo de tártaro nos dentes do seu pet, mas não impedirá totalmente o seu aparecimento. Aliás, peça e siga as orientações de um veterinário de confiança sobre como realizar de forma segura a escovação dos dentes de seu animalzinho.
Quando ocorre a periodontite, pode haver lesões graves no osso ao redor do dente que são irreversíveis, podendo levar à perda do dente. A placa bacteriana presente também é responsável pelo mau hálito, pois libera gases sulfurosos, responsáveis pelo mau cheiro.
Salivação intensa, mau cheiro na boca, sangramento espontâneo da gengiva, presença de secreção ou muco acentuado, dificuldade para se alimentar, infecções orais, dente mole ou perda de dentes permanentes são sintomas comuns quando há doenças orais em cães e gatos. Em decorrência da doença periodontal, outras doenças também podem aparecer no pet, como doença renal, doença articular, endocardite bacteriana e hepatite.
A doença periodontal tem controle, mas não tem cura. Por isso, é muito importante que você realize a higienização diária dos dentes de seu amigo, mas é importante também que seu pet realize visitas regulares ao médico veterinário, e quando indicado seja realizada a profilaxia odontológica.
Aqui no Hospipet temos excelentes profissionais que realizam esse procedimento, ajudando a cuidar do seu pet sempre com muita dedicação e responsabilidade.